A primeira etapa das finais da Copa Kartólatras 2024 iniciou-se ontem com o Troféu GC Fernandes consagrando Marcelo Albuquerque e Alberto Sued. Etapa teve grids cheios, boas disputas e clima de final.
Com duas baterias oficiais na fase final da Copa Kartólatras, a expectativa de grids cheios e grandes disputas se concretizou desde o início. Embora com um atraso ocasionado pelo trânsito congestionado nas proximidades do Carrera Kart em função da partida de futebol pelas eliminatórias da Copa do Mundo entre Brasil e Peru, o grupo ainda realizou seu tradicional warm-up com apenas cinco pilotos, sendo dois deles entre os não classificados para as finais. As participações de Carlos José e Daniel Braga demonstrou o comprometimento com o campeonato. Léo Rocha, Dokas e Miro foram aqueles que optaram por treinar e testar alguns karts antes de suas escolhas para as finais.
Dos dezoito classificados para as finais do Módulo A, dezessete haviam confirmado participação, mas dois deles acabaram ausentando-se de última hora e deixaram o grid com quinze participantes. Um bom número ainda assim.
Marcelo Albuquerque herdou a pole position de Gustavo Galvão que fora punido com a perda de dois segundos em relação ao seu tempo classificatório por perder prazo de confirmação. Marcelo soube aproveitar o presente e largou bem se mantendo à frente e abrindo alguma vantagem em relação ao segundo colocado William Ganzela que era pressionado por seu companheiro de equipe Wolney Costa e por Carlos Alberto. Maiquel que largara na quarta posição foi engolido pelo grid e com seu kart com rendimento muito abaixo acabou ficando para trás e trocando de kart mais ao fim da prova. Outros que tiveram problemas com seus equipamentos foram Reinaldo Custódio e Hosamir Santiago, ambos efetuaram troca de karts durante a prova. Largando da torre, Marcio Santos veio subindo posições, mas não conseguiu avançar mais do que a nona posição. Alex Castro que largou na décima quarta colocação conseguiu ganhar muitas posições e ficou com o sétimo lugar. Carlos Alberto fez grande corrida e terminou na posição em que largou. A quarta colocação.
As três primeiras colocações se mantiveram inalteradas até o fim, mesmo com William sendo pressionado por Wolney pressionando inicialmente e depois aproximando drasticamente de Marcelo na luta pela liderança. William teve a oportunidade de fazer a ultrapassagem, mas relutou e em esportes de velocidade, uma fração de segundos pode significar a vitória ou um abandono.
Assim Marcelo cruzou a linha de chegada na primeira colocação com William no seu encalço e Wolney completando o pódio.
Logo após o Módulo A, foi a vez dos finalistas da Copa Kartólatras 2024 entrarem em cena. Com as ausências de Aurélio Cabral e Rubens Pimentel, o grid da primeira final teve treze pilotos alinhados para mais uma disputa que prometia ser dura.
Na pole position, Jefferson Souza ainda teve a seu favor a segunda opção de escolha de karts, o que lhe colocou como real candidato à vitória. No entanto, seu companheiro de fila no grid, Alberto Sued, também escolhia karts entre os primeiros (5º) e contava com sua vasta experiência a seu favor. Logo no início, Sued superou Jefferson e começou sua fuga na liderança. Por outro lado, Jefferson sustentava pressão de Murilo, Trajano e Léo Rocha, já que Thadeu trocara de kart e largara de último e Miro foi engolido logo na largada.
Enquanto Sued abria frente, Trajano superou Murilo e Jefferson. O trio abriu vantagem sobre Léo que se defendia de Adriano, Lynce, Santucci e Léo Café. A partir de então, a prova ficou dividida em alguns blocos: Sued isolado na ponta; Trajano, Jefferson e Murilo, disputando as posições de pódio; Léo Rocha, Adriano, Lynce, Santucci e Léo Café querendo boas colocações; Thadeu, Liander e Dokas arrastando-se ao fundo e; Miro também isolado, só que na última posição com kart pífio.
Trajano acabou tendo mais um de seus momentos de má sorte e teve seu kart quebrando, tendo que retornar mais ao fundo e chegando apenas à frente de Miro. Jefferson voltou à segunda colocação e Murilo acabou perdendo rendimento, sendo alcançado e superado por Léo Rocha. Léo se desvencilhou da pressão de Adriano quando este teve disputa dura com Lynce. Após duas tentativas frustradas, Lynce finalmente conseguiu superar Adriano que completou sua centésima participação do grupo Kartólatras. Léo Café que superara Santucci quase conseguiu passar por Adriano e Lynce quando estes disputavam a posição.
Ao final, Sued cruzou a linha de chegada com tranquilidade na liderança e com melhor volta da prova. Jefferson e Léo Rocha completaram o pódio. Os três lideram as finais agora, invertendo-se apenas as posições de Jefferson e Léo na classificação. Murilo Ganzela ficou com a quarta colocação, mostrando ser forte candidato a destaque da temporada. Lynce em quinto, Adriano em sexto, Léo Café em sétimo e Santucci em oitavo vieram na sequencia. Thadeu, Liander e Dokas completaram a prova em posições ruins, mas seguem na disputa do título. Trajano em décimo segundo e Miro em décimo terceiro finalizaram o resultado da etapa.
Como curiosidade, vale dizer que esta foi a ducentésima etapa da história dos Kartólatras e dela, Alberto Sued sai liderando a competição com Leonardo Rocha a apenas dois pontos de diferença.
Embora matematicamente, todos os finalistas tenham chances de título, Sued e Léo abriram boa margem sobre seus demais concorrentes (15 pontos). A margem de diferença entre o terceiro colocado Jefferson Souza e o décimo segundo Júlio Trajano e menor (13 pontos).
As duas etapas finais serão disputadas em novembro nos dias 2 e 23. Ambas no Brasília Kart. Tudo em aberto!!!