Com duas corridas equilibradas, a Copa Kartólatras teve boas disputas na penúltima etapa da temporada. Márcio Santos e Liander Michelon venceram, William se consolidou como líder do Módulo A e Léo Rocha assumiu a ponta do campeonato.
O Brasília Kart recebeu os Kartólatras pela terceira vez no ano em uma tarde de muitos campeonatos no local. Precedendo a Copa Kartólatras, duas baterias do BSK, uma do Super50 e outra do CKR configuraram a lista de karts para escolha entre os Kartólatras. Ainda antes das baterias oficiais, o tradicional warm-up teve a participação de sete pilotos, sendo três em treino (Adriano, Léo Garcia e Santucci), dois não classificados (Carlos Robson e Daniel Braga) e dois convidados (Sérgio Morais e Sean Yuuki). Adriano foi o mais rápido com o kart 11.
Logo após o warm-up, apenas dez dos dezoito classificados às finais do Módulo A foram à pista para a disputa do Troféu Lavineda. Na pole position, William Ganzela largou bem e abriu grande vantagem ainda no começo da prova enquanto os demais pilotos se engalfinhavam pela segunda colocação.
Logo Antonio Henriques conseguiu desvencilhar-se dos demais e alcançou o líder da prova.
Enquanto William suportava pressão de Antonio, Márcio Santos conseguiu livrar-se da disputa com Wolney, Reinaldo, Mateus e Carlos Alberto e pouco a pouco aproximou-se do duelo entre William e Antonio. Sem estudar muito, Márcio logo superou Antonio e poucas voltas depois ultrapassou William assumindo a ponta para não mais perder. Márcio Santos conquistou sua primeira vitória no campeonato em seu ano de estreia. William chegou novamente em segundo e abriu vantagem gigantesca na liderança do Módulo A, credenciando-se ao favoritismo absoluto para vencer o Módulo. Antonio Henriques completou o pódio e de quebra registrou a volta mais rápida da prova. Wolney ficou com a quarta colocação, isolado na pista. Reinaldo, Mateus e Carlos Alberto vieram na sequência em disputa próxima. Rodrigo Mees e Bauer chegaram próximos também na disputa pela oitava colocação, enquanto que Gustavo Galvão completou a prova na décima e última colocação depois de ser obrigado a trocar de kart por quebra.
Então chegou a vez dos finalistas fazerem sua disputa pelo Troféu Lavineda. Com doze dos quinze finalistas no grid, Sued que largaria na pole position se colocou em situação difícil ao recorrer ao box para checagem de possível defeito em seu kart. O regulamento do campeonato prevê que todo piloto que, após sair do box, retornar a ele, modificando ou não de kart, fazendo ajuste ou não em seu kart, deverá largar da última posição.
Jefferson Souza que largaria em segundo não participou da etapa e Leonardo Rocha viu a sorte sorrir para si mais uma vez.
Largando na segunda colocação, então, mas sem nenhum kart na sua frente, Léo se manteve na frente após a largada e passou a defender-se de Trajano, Léo Café e Lynce. Ainda no início da prova, Lynce superou Café e Trajano e passou a pressionar Léo Rocha, mas distanciar-se de Trajano. Aliás, excetuando-se Adriano que logo trocou de kart e Murilo e Santucci que ficaram para trás, todo o grid ficou agrupado durante quase toda a prova.
Lynce superou Léo Rocha e assumiu a ponta, mas novamente não conseguiu distanciar-se dos demais. Enquanto isso, Liander e Thadeu que largaram do fundo foram escalando pelotão cada um em seu ritmo. Liander, primeiro a escolher kart e já tendo vencido prova em bateria de outro campeonato no dia, aproveitou-se de sua qualidade, experiência no traçado e bom equipamento para logo assumir a ponta e aí sim, abrir vantagem.
Poucas voltas depois foi a vez de Thadeu assumir a segunda posição e garantir lugar no pódio. Lynce, na terceira colocação, passou a defender-se dos ataques de Léo Rocha que, por sua vez, segurava uma fila com Miro, Café, Sued, Dokas e Trajano.
E assim cruzaram a linha de chegada. Liander com folga em primeiro, seguido por Thadeu, também confortável na segunda colocação e Lynce completando o pódio pressionado pela sequencia Léo Rocha, Miro, Léo Café, Sued, Dokas e Trajano.
Com o resultado da etapa, Léo Rocha recobrou a liderança da competição e tem Sued ainda como seu principal adversário na luta pelo título. A última etapa está agendada para o dia 23 deste mês de novembro.