Em primeira vitória de Miro, Leonardo Rocha se sagra campeão após 17 anos

O Brasília Kart recebeu os Kartólatras para a finalíssima da temporada em seu Módulo A e em seu grupo principal. Wolney e Miro vencem provas que consagraram William, Leonardo e Thunder Racing como campeões.

A Copa Kartólatras chegou a sua última etapa com o Módulo A praticamente definido, mas com as finais do grupo principal com cinco pilotos lutando pelo título da Copa Kartólatras.

A definição do campeão de 2024 começou já no Warm-up, quando os dois principais candidatos ao título, Leonardo Rocha e Alberto Sued decidiram participar do treino, bem como Adriano Guimarães e Miro Araújo que se juntaram a Carlos José e Wolney Costa. Em um traçado extremamente técnico, esse treino faria diferença nas baterias que logo viriam. Coincidentemente, Wolney e Miro dividiram o treino e acabaram vencendo suas baterias.

Após o Warm-up, o Módulo A que contava com treze confirmações de pilotos acabou frustrando a organização do campeonato e levou apenas seis competidores para a pista. William Ganzela, que precisava apenas de uma quinta colocação, entrou na pista praticamente com o título do Módulo A. Largando na pole position, Antonio Henriques logo foi superado por Wolney e Marcio Santos. William e Mateus Mees acompanharam os líderes, mas Rodrigo Mees se distanciou da disputa.

Aos poucos, Márcio Santos foi perdendo rendimento e posições, ficando na quinta colocação, à frente apenas de Rodrigo Mees. Wolney, Antonio Henriques, William e Mateus Mees permaneceram enfileirados durante quase toda a prova e cruzaram a linha de chegada, separados por apenas 256 milésimos. Essa foi a diferença entre o primeiro para o quarto colocado. Em uma chegada emocionante, Wolney venceu a prova, enquanto William superou Antonio Henriques nos últimos metros de pista e ficou com a segunda colocação. Mateus Mees ficou com a quarta colocação. O resultado foi mais que suficiente para William sagrar-se campeão do Módulo A.

Findado o Módulo A, foi a vez dos finalistas perfilarem no grid para a bateria decisiva do ano em clima notoriamente tenso, especialmente ao que se via nos semblantes de Léo Rocha e Alberto Sued. Os dois eram os principais concorrentes ao título, enquanto que Lynce, Liander e Miro corriam por fora.

Doze pilotos se alinharam e partiram para a decisão da temporada. Na pole position, Liander nada pode fazer quando Miro saltou na ponta. Liander se defendia dos ataques dos demais e isso permitiu a Miro abrir grande vantagem já no início da prova. Liander, Café, Sued, Lynce, Léo Rocha e Adriano vinham no mesmo embalo e ainda na primeira volta Sued foi superado por Lynce, Léo e Adriano.

Ainda na segunda volta Léo Café tentou ultrapassagem sobre Liander, rodou, machucou sua costela e abandonou a prova; Léo Rocha conseguiu superar Lynce e foi à caça de Liander. Lynce, Adriano, Sued e Dokas vinham na sequencia. Na terceira volta, Léo superou Liander que nada pode fazer nas voltas seguintes, sendo ultrapassado por Adriano, Sued, Dokas, Lynce e Santucci, abandonando a prova.  Lynce que havia errado perdera posições para Sued e Dokas e mais adiante para o mais rápido na pista Rodrigo Santucci.

Miro estava tranquilo na frente e sem sofrer ameaças, enquanto que Léo Rocha era comboiado por Adriano na segunda colocação e ia monitorando Sued na pista. Este também comboiado por Dokas.

Mais ao final, Adriano ultrapassou Léo Rocha e as posições permaneceram inalteradas. Com 4 segundos de vantagem, Miro venceu sua primeira bateria nos Kartólatras e acabou conquistando a terceira colocação na classificação geral do campeonato. Adriano cruzou em segundo, garantindo um quinto lugar na classificação geral. Leonardo Rocha completou o pódio na terceira colocação, mas com sabor de vitória, de título.

Este foi o segundo título de Leonardo Rocha na Copa Kartólatras. Léo foi o primeiro campeão da história do grupo em 2007 e passou alguns anos fora do protagonismo da disputa. No entanto, Léo já vinha dando sinais de ressurgimento como protagonista desde 2023 quando foi vice-campeão. Nesta temporada Léo liderou seu grupo durante toda a fase classificatória e chegou às finais com a melhor campanha geral. Mostrou solidez e constância durante toda a temporada e especialmente nas finais. Seu pior resultado na temporada foi um 5º lugar na 6ª. etapa. Foram duas vitórias, três segundas colocações, duas terceiras colocações, um quarto lugar e um quinto. Foram oito pódios em dez corridas e nas duas oportunidades em que não esteve no pódio, ainda assim foram bons resultados. Números expressivos, especialmente quando consideramos o nível dos pilotos que compõem o Kartólatras.

Um título inquestionável e merecido para um dos pioneiros do grupo. A etapa também sagrou Santucci, Aurélio Cabral e Mateus com o título de campeões de equipe pela Thunder Racing. Outro Troféu definido no ano será dado ao vice-campeão da temporada Alberto Sued que conquistou o Troféu Senna.

A temporada 2024 ainda não acabou oficialmente, pois, além das votações para os Troféus Destaque e Luiz Pedro Rossi, a Comissão Organizadora tenta viabilizar o Endurance 2024 com a confraternização no local e entrega dos Troféus da Temporada.

Mais amantes que amadores.

Copright © 2023 – Kartólatras. Todos os direitos reservados.

logo_alissonassis