No último dia 15 de dezembro, a temporada dos Kartólatras terminou com a realização de mais um Endurance e sua confraternização com entrega dos troféus do ano. Com problemas na cronometragem só foi possível conhecer-se o real vencedor três dias após a prova.
Doze das quinze equipes participantes da temporada 2024 estiveram representadas no Endurance, ficando de fora as equipes Aston Martin, FAN e Speed Kart.
As equipes que originalmente teriam três pilotos acabaram por serem compostas por duplas devido ao número de pilotos inscritos no evento.
O grid de largada foi sorteado e a escolha de karts inversa a ele. Assim a equipe EFK composta pelo atual campeão Leonardo Rocha e o ex-kartólatra Matheus Lavocat largou na pole position seguida pela Penske Dokas dos pilotos Vinícius Dokas e Leonardo Garcia.
Largaram para o primeiro stint na sequencia os pilotos Matheus Lavocat (EFK), Vinícius Dokas (Penske Dokas), Wolney (Willpower), Rodrigo Mees (Rasante), Hedson (West Surrey), Hugo Monteiro (King Racing), Adaurio Junior (Naskart), Júlio Trajano (STR), Márcio Santos (Zebra Kart), Mateus Mees (Thunder Racing), Rafael Alves (LR2 Racing) e Iago Henriques (Kartarugas).
Durante essa primeira parte da prova, a equipe King Racing quebrou ainda na primeira volta e a Rasante trocou de kart. No mais, as equipe estiveram dividas em poucos blocos com EFK, Penske, West Surrey, Naskart e Thunder na ponta. Kartarugas e LR2 vinham tentando superar os karts mais lentos sem causar advertências e então alcançar o pelotão dianteiro.
A prova teve duração de 1 hora e 20 minutos e quando a janela de troca de karts e pilotos se abriu aos 35 minutos de corrida, as equipes que estavam mais atrás na prova foram as primeiras a se direcionarem aos boxes. Já as equipes que lideravam a prova optaram por aguardar até o último momento para efetuarem suas trocas.
Retornaram à pista os pilotos Leonardo Garcia (Penske Dokas), Leonardo Rocha (EFK), Lynce Ramos (LR2), Carlos Robson (West Surrey), Daniel Braga (Kartarugas), Antonio Henriques (Naskart), Rodrigo Santucci (Thunder Racing), Sued (STR), Antonio Oliveira (WillPower), Carlos José (King Racing), Adriano (Rasante) e Marcos Paulo (Zebra Kart). Então, a segunda parte se configurou com as equipes Penske e EFK na ponta, seguidas pela LR2 que era a mais rápida da pista. Ainda no início da segunda parte, a EFK teve problemas na pista e ficou parada por duas voltas. A LR2 também soltou corrente no início de uma volta e Lynce Ramos correu aos boxes, efetuou troca e pegou o kart mais rápido do dia.
Alguns erros de cronometragem colocaram as equipes West Surrey e LR2 com uma volta a mais e na liderança, mas na pista a liderança era da equipe Penske que via sua vantagem sobre a segunda colocada LR2 despencar volta a volta.
Depois de uma perseguição intensa a LR2 superou a EFK e partiu para a vitória. No entanto, com o placar apontava LR2 e West na frente com uma volta à frente das demais. Porém, a direção de prova sabia que precisava tirar uma volta da equipe LR2 e entendeu que a West Surrey liderava a prova. Assim, a bandeira quadriculada foi dada para a West Surrey.
Após a prova, LR2 Racing teve a volta que Lynce fez a troca de kart retirada e no dia, a organização dos Kartólatras acabou divulgando o resultado com a West Surrey como vencedora, mesmo após retirarem uma volta duplicada da West Surrey, isso porque a bandeirada foi dada primeiramente à West Surrey.
O pódio foi realizado com West Surrey (Hedson Lima e Carlos Robson), LR2 (Rafael Alves e Lynce Ramos) e Penske Dokas (Vinícius Dokas e Leonardo Garcia). No entanto, vários pilotos alegaram que algo estava errado, pois a West Surrey não estava na liderança ao entrar nos boxes, não houve ultrapassagens nos boxes e a única equipe que havia ultrapassado a Penske dentro de pista fora a LR2.
Assim sendo, no dia seguinte a LR2 Racing contestou o resultado e apresentou argumentos para a Comissão Organizadora avaliar. Basicamente, após correções da cronometragem (retirada das voltas a mais das equipes P1 e P2), bastava verificar o tempo total de prova em que cada equipe completou a prova dentro de suas voltas.
Desta forma, após análise a equipe LR2 Racing foi oficializada como vencedora e as equipes Penske Dokas e Kartarugas (Daniel Braga e Iago Henriques) foram promovidas a P2 e P3 respectivamente. A West Surrey ficou com a quinta colocação.