Equilíbrio e boas disputas marcam segunda etapa

A segunda etapa do Kartólatras 2025 teve grids vazios, karts equilibrados, boas disputas e vitórias de Edgard, Alex Castro, Liander e Trajano.

Infelizmente, corrida no Brasília Kart é sempre sinônimo de evasão e desta vez não foi diferente. Embora com cinquenta e nove pilotos inscritos na temporada, dezessete pilotos se ausentaram por motivos diversos. No entanto, aqueles que compareceram puderam realizar baterias bastante niveladas e disputadas.

O warm-up, que já começou com algum atraso, contou com apenas sete aventureiros que procuraram testar karts que possivelmente seriam de suas escolhas e entre testes e camuflagens, alguns karts foram descobertos.

A primeira bateria oficial do dia levou somente oito pilotos ao grid e viu as estreias de Carlos Eduardo, Edgard Neto e João Marques, além do retorno de Edmundo Júnior. Na pole position herdada com quatro ausências, Valdean largou já pressionado por seus oponentes e não demorou muito para ser superado pelo estreante Edgard Neto. Neto, aliás, abriu boa diferença em relação aos demais enquanto Edmundo vinha do fundo rivalizando com Marcelo Albuquerque, Thadeu Sabbag e Valdean. João Marques que batera no início da prova e Carlos Robson que teve seu kart quebrado ficaram de fora das disputas por posições.

Após as brigas por posições e com ritmos semelhantes os pilotos se definiram com vantagens médias de dois segundos e assim cruzaram a linha de chegada com Edgard Neto estreando com vitória, Edmundo e Marcelo completando o pódio. O também estreante Carlos Eduardo, Valdean e Thadeu vieram na sequencia com João Marques e Carlos Robson fechando o resultado da bateria.

Com onze pilotos no grid, o K3 talvez tenha sido a prova mais disputada entre os ponteiros. Na pole position, Antonio Henriques sustentou a ponta pressionado por Alexandre Castro durante o início da corrida, enquanto Lynce superava Maiquel e perseguia os dois ponteiros. Alex Castro superou Antonio, mas não conseguia abrir vantagem e isso permitiu a aproximação de Lynce que chegou a superar Antonio e Alex assumindo a ponta. Mas a liderança de Lynce não durou muito e logo Alex lhe ultrapassou na reta aproveitando de um melhor desempenho de motor. Lynce e Antonio não deixaram Alex escapar, mas viram as chegadas de Murilo e Rafael acontecer com rapidez.

O quinteto ficou se comboiando durante as voltas finais até que Alex cruzasse a linha de chegada na primeira colocação acompanhado por Antonio Henriques e Rafael Alves. Este passou Lynce na linha de chegada após ter ajudado seu parceiro de equipe a se manter na disputa. A diferença entre Alex em primeiro e Murilo em quinto foi de apenas 1,6 segundos e até a última volta ninguém se arriscava a dizer quem seria o vencedor.

A bateria mais “cheia” do dia veio na sequencia com doze pilotos perfilando-se no grid do K2 e o pole-position Liander Michelon fez a corrida mais tranquila entre os vencedores do dia. Enquanto seus adversários disputavam as demais posições, Liander utilizava de sua categoria para adaptar-se rapidamente ao traçado e volta após volta abrir vantagem tranquila. O atual campeão, Leonardo Rocha vinha na segunda colocação com certa tranquilidade enquanto Alexandre Assis, Matheus Lavocat, Daniel Braga, Wolney Costa e Rubens Pimentel disputavam ferrenhamente o último posto do pódio.

No entanto, Wolney viu seu lastro sair do kart e decidiu ir aos boxes para recoloca-los caindo para a penúltima posição e Leonardo Rocha rodou sozinho na última volta perdendo quatro posições e finalizando a corrida na sexta posição.

Liander venceu mais uma fazendo a volta mais rápida da bateria. O pódio se completou com Alexandre Assis e Matheus Lavocat seguidos de perto por Daniel Braga e Rubens Pimentel. Na sequencia vieram Leonardo Rocha, Hosamir, Wanderley, Eduardo Araújo, Carlos José, Wolney e Daniel Perri.

Para fechar a noite, a bateria mais aguardada do dia foi à pista com onze pilotos. O K1 tinha Alberto Sued na pole position, mas o campeão de 2021 logo seria superado por Dokas e Trajano. Aliás, esta dupla passaria a corrida inteira sem desgrudar-se.

Embora com ritmo, Sued não conseguia acompanhar os dois líderes nem abrir vantagem sobre a disputa entre Rafael Carvalho, William Ganzela e Luís Felipe. E mais ao final, quando William superou Rafael, o trio se aproximou de Sued e com mais algumas voltas poderia ter causado mais problemas para ele.

Dokas sustentou a liderança por muitas voltas e mesmo quando foi superado por Trajano não deixou o líder afastar-se e causou a impressão que recuperaria a ponta a qualquer momento. Todavia, Trajano estava em seu dia e cruzou a linha de chegada na primera colocação com apenas 333 milésimos de diferença para Dokas. Sued completou o pódio pressionado por William que chegou em quarto. Na sequencia vieram Rafael Carvalho, Luís Felipe e aqueles que fugiram do holofote durante a prova, Reinaldo, Jhoseffer, Adriano, Mateus Mees e Rodrigo Mees.

O grupo saiu do Brasília Kart com boa impressão sobre os desempenhos dos karts que se mostraram bastante equilibrados.

A próxima etapa será disputada no próximo dia 22 de abril no Arena Kart Point e será a primeira prova oficial dos Kartólatras no mais recente kartódromo do DF.

Mais amantes que amadores.

Copright © 2023 – Kartólatras. Todos os direitos reservados.

logo_alissonassis