Pela primeira vez o Kartólatras teve uma etapa oficial de seu campeonato realizada no Arena Kart Point e o traçado apertado aliado à competitividade dos pilotos resultou em recorde de advertências na história dos Kartólatras. Aurélio, Adriano, Léo Rocha e Edgard saíram vitoriosos.
Conhecido por seu traçado semelhante ao extinto Ferrari Kart, por sua pista estreita sem áreas de escape e por seus karts potentes, o Arena Kart Point foi pela primeira vez palco de uma etapa do Kartólatras. Apesar de ser uma etapa pioneira, quase todos os pilotos do grupo já haviam realizado corridas no local, fossem por outros campeonatos ou por treinos.
O tradicional warm-up contou com a participação de treze pilotos entre inscritos e convidados. A ideia era tentar identificar os melhores karts com registros de tempos tendo em vista que a organização do campeonato só tinha disponível informação de percepção do mecânico para construir sua lista para escolha de karts. Lamentavelmente o piloto Josué Rocha que participaria do K4 acabou acidentando-se e fraturando o dedo médio da mão esquerda.
Logo após o fim do warm-up, o K4 levou nove pilotos para seu grid e teve corrida disputada palmo a palmo. Daniel Perri que largara na pole position não demorou muito para ser ultrapassado por seus adversários, deixando a disputa pela ponta entre Hugo Monteiro e Aurélio Cabral enquanto que Hedson, Ayrlan e o estreante Kalil disputavam a terceira colocação. Os xarás Antonio Aguiar e Antonio Oliveira, além de Bauer fizeram corrida à parte na disputa pela sétima posição.
A vitória de Hugo Monteiro parecia garantida quando na última volta, o piloto errou e acabou rodando e perdendo a ponta para Aurélio Cabral. Alheio a isso, Aurélio Cabral conquistou sua vitória seguido por Hugo Monteiro e por Kalil Lisboa que completou o pódio em sua estreia no grupo. Ayrlan e Hedson chegaram próximos e colados na disputa pelo pódio, mas concluíram suas participações na quarta e na quinta posições respectivamente. Aurélio e Hedson receberam advertências na etapa.
O K3 veio logo na sequencia com dez pilotos no grid e registrando a vitória mais tranquila da noite com Adriano largando na pole e abrindo larga vantagem desde o início. As disputas ficaram em blocos com Wolney, Eduardo Araújo, Maiquel e Rodrigo Mees brigando por dois lugares no pódio, Mateus Mees isolado na sexta posição, Eduardo Alencar e Carlos José lutando pela sétima colocação e Carlos Robson também isolado na nona posição depois do abandono de Leonardo Garcia logo na quinta volta.
Adriano venceu a prova de ponta a ponta e registrando a melhor volta da prova na décima nona volta, exatamente uma volta antes de Wolney registrar exatamente o mesmo tempo de Adriano. Wolney terminou a prova na segunda colocação, enquanto Eduardo Araújo cruzou a linha de chegada na terceira posição com apenas 159 milésimos de vantagem sobre o quarto colocado Maiquel Mendes. Rodrigo Mees e Mateus Mees vieram na sequencia e dentro da mesma volta do líder, Eduardo Alencar, único advertido na bateria, e Carlos José completaram em sétimo e oitavo respectivamente, ambos uma volta atrás do líder. Carlos Robson completou na nona posição.
Doze pilotos se alinharam o grid do K2 que tinha Jhoseffer Figueiredo na pole position. Após a largada, Leonardo Rocha saltou de quarto para primeiro antes mesmo de completar a primeira volta. Jhoseffer se manteve em segundo e assim como Léo abriu vantagem enquanto Murilo, Luís Felipe, Hosamir, Lynce e Kadu lutavam pela terceira posição. Gustavo Galvão que rodaria mais adiante, Valdean, Patrick e João Marques vinham na sequencia.
Enquanto Léo e Jhoseffer se distanciavam, Kadu escalou pelotão para buscar terceira posição, o que lhe custou duas advertências. Kadu e Lynce alcançaram Jhoseffer e o superaram para fechar o pódio da bateria. A quarta posição ficou com Valdean, também advertido. Na sequencia, Luís Felipe, Hosamir, Patrick (advertido), Jhoseffer, Murilo (advertido), Reinaldo, João Marques e Gustavo Galvão completaram a prova. Todos na mesma volta do líder.
Por fim o K1 foi à pista com doze pilotos determinados a escreverem seus nomes na história do grupo. Eles conseguiram! Seis pilotos foram advertidos (Edgard, Sued, Antonio Henriques, Alex Castro, Alexandre Assis e Ed Júnior) e fizeram do K1 a bateria mais advertida na história do Kartólatras. Obviamente que a autoconfiança dos pilotos que na etapa anterior haviam conseguido melhores resultados no grupo, aliada ao traçado apertado e a proximidade dos pilotos culminaram em disputadas duras.
O pole position Trajano só conseguiu líder a primeira volta e logo foi superado por Liander. Não demorou muito para que Trajano também fosse superado por quase todo o grid. Liander foi conduzindo sua prova de maneira inteligente e sem correr grandes riscos, mesmo pressionado por Alex Castro, Edgard, Edmundo, Sued e William.
Depois de várias engalfinhadas e distribuição de advertências, as posições começaram a se definirem na pista. Edgard assumiu a ponta e abriu pequena vantagem sobre Liander e Edmundo. Esse seria o pódio da bateria com a inversão de posições entre Liander e Edmundo na última volta. O quarto colocado foi Antonio Henriques que fez uma corrida de recuperação espetacular depois de cair para a penúltima posição nas primeiras voltas. William e o mais rápido da bateria Daniel Braga completaram na sequencia com uma diferença de apenas 59 milésimos de William para Daniel. Sued em sétimo, Alexandre Assis oitavo, Alex Castro nono, Marcelo Albuquerque décimo e Trajano décimo primeiro completaram a prova não muito distantes entre si. Matheus Lavocat abandonou a prova ainda na décima quarta volta.
Com os resultados da etapa e a ausência de Vinícius Dokas, todas as classificações apresentaram novos líderes. Liander é o novo líder geral, Daniel Braga lidera o Troféu Senna e a equipe WillPower dos pilotos William Ganzela, Reinaldo Custódio e Hugo Monteiro assumiu a ponta na classificação de equipes. A próxima etapa será a primeira dos Troféus apadrinhados. O Troféu Cãoforto será disputado no dia 13 de maio no estreitíssimo traçado do Carrera Kart.