A Quinta Etapa do Kartólatras 2025 foi realizada na última terça-feira no kartódromo do Brasília kart. A etapa homenageou nosso querido e saudoso Márcio Negrão. Na semana que se completará um ano desde sua partida, o Troféu Marcio Negrão contou com a presença de seu filho Maurício Hildebrand para entrega dos troféus.
Antes das baterias válidas pelo campeonato 2025, tivemos o tradicional warm-up que contou com quase 18 pilotos. Entre eles estavam os ex Kartólatras Iago Henriques e Maurício Hildebrand que estava ali para representar a memória de seu pai em etapa que batizada com seu nome.
Após o treino tivemos apenas seis pilotos no grid do K4. Aurélio Cabral era o favorito e vinha bem na corrida quando seu Kart quebrou. A vitória ficou com Miro Araújo, um dos favoritos do grid. O pódio do K4 ficou completo com as presenças de Kadu Queiroz e Hosamir Santiago na quarta colocação Bauer obteve seu melhor resultado nos Kartólatras até aqui. Eduardo Alencar e Aurélio Cabral completaram o resultado da prova.
Na sequência, o K3 levou dez pilotos ao grid. Na pole position, Thadeu Sabbag liderou e venceu a prova de ponta a ponta, embora não tenha registrado a melhor volta da bateria que ficou com o segundo colocado Luis Felipe. Aliás, foi uma dobradinha da equipe West Surrey. Completando o pódio, ainda tivemos a presença de Rogério Silva. Hedson Lima, Marcelo Albuquerque, o atual campeão Leonardo Rocha, Antonio Henriques, Rodrigo Mees, Carlos Alberto e Adriano Guimarães que quebrou a corrente do kart e chegou na décima e última posição vieram em seguida.
Também com apenas dez pilotos no grid, o K2 teve destaque para Thiago Lima. O garoto largou da última posição e ultrapassou um por um de seus adversários até assumir a liderança e vencer a prova de forma brilhante, redimindo-se do azar que sofrera no dia anterior em campeonato aberto do Brasília Kart quando era o segundo colocado e o seu Kart quebrou a poucas voltas do final. Márcio Santos conquistou a segunda colocação após liderar boa parte da prova e Liander Michelon, que também largou do fundo, conquistou a terceira posição e completou o pódio do K2.
A corrida mais aguardada do dia iniciou com o grid do K1 contando com treze pilotos. Matheus Lavocat que largara na pole position perdeu a liderança após a largada, sendo ultrapassado por Antonio Aguiar, vulgo Cachorrão. Antonio foi acompanhado por Matheus Lavocat na segunda colocação e os dois abriram boa vantagem sobre os demais. A briga ficou pela terceira posição em disputa que envolvia quase todos os demais pilotos do grid. Alternando-se entre terceiro e nono lugares estavam Vinícius Dokas, Júlio Trajano, Gustavo Galvão, Valdean Carrilho, Murilo gazela, Daniel Braga e Edmundo Júnior.
No último terço da prova Matheus Lavocat aproximou-se de Antonio Aguiar registrando a melhor volta da prova, mas sem conseguir superá-lo. No final, o vulgo Cachorrão conseguiu alcançar sua segunda vitória consecutiva, seguido por Matheus Lavocat e com o terceiro e disputado lugar no pódio ficando com Gustavo Galvão que conseguiu vencer a batalha entre os gigantes que disputavam este último posto no pódio. A volta mais rápida ficou registrada por Júlio Trajano.
Ao final da prova a entrega dos troféus para os vencedores da prova das baterias foi feita por Maurício Hildebrand. O filho do homenageado do dia entregou os troféus para os vencedores de cada bateria. Antes, tivemos uma simples fala em homenagem ao Marcio Negrão que foi feita pelo coordenador geral do Kartólatras apenas agradecendo a presença de Hildebrand e relembrando a história de Marcio Negrão no grupo dos Kartólatras.
Como curiosidade, a etapa conquistou a façanha de não ter nenhum incidente que ocasionasse algum tipo de advertência para qualquer um de seus pilotos. Liander Michelon continua na liderança do campeonato seguido agora por Mateus Lavocat. A próxima etapa será realizada neste mesmo mês no dia 24.