Troféu Lactobom registrou os menores grids do ano e viu o líder do campeonato disparar na ponta.
Entre os sessenta pilotos inscritos na temporada, dezenove haviam confirmado ausência para a etapa, deixando a expectativa para apenas quarenta e um pilotos participantes. No entanto, dentre os quarenta e um confirmados, quatro também se ausentaram e não fosse a disposição de alguns pilotos em treinar durante o K4, teríamos somente o K2 com cara de corrida de kart.
Com a baixa adesão para a etapa, a organização já havia cancelado o horário de Warm-up oferecendo aos pleiteantes de treino vagas durante as baterias do K4 e K3.
Então, o K4 entrou na pista com apenas sete pilotos em disputa, mas levou outros nove para treino em warm-up. Na pole position, Hugo Monteiro não teve dificuldades para vencer a prova sem sofrer pressão de seus concorrentes e registrando a volta mais rápida da bateria. Edgard Neto e Alberto Sued completaram o pódio. Ambos com boa vantagem sobre seus adversários. Jefferson Souza ficou com a quarta colocação, enquanto Iago Henriques que retorna ao grupo chegou em quinto lugar. João Marques em sexto e Josué Rocha em sétimo completaram o resultado do K4.
Sem pilotos treinando no K3, o grid ficou tão curto quanto o K4 e apenas sete pilotos disputaram o Troféu Lactobom. Daniel Braga largou na pole position, mas perdeu a ponta para Adriano Guimarães ainda no início. Adriano contou com a briga pela segunda colocação nas primeiras voltas e abriu pequena, mas segura vantagem sobre seus adversários. Daniel Braga acabou ficando com a melhor volta e a segunda colocação da bateria. Wolney completou o pódio segurando pressão de Patrick Pereira. Aliás, Patrick foi o único advertido na etapa. Rodrigo Henrique que cumpriu tower penalty ficou com a quinta colocação seguido por seu xará Rodrigo Mees, enquanto que Wanderley Pardo fechou o resultado da bateria.
Doze pilotos estiveram presentes naquela que se tornou a bateria mais disputada do dia. O K2 teve Júlio Trajano na pole position, mas sem conseguir segurar o ritmo forte de alguns adversários. Aurélio Cabral largou bem e ainda no início da prova já estava na liderança para não deixar mais espaço para seus concorrentes. Na segunda colocação ficou Edmundo Júnior que optou por trocar de kart e largar na última posição abdicando de um segundo lugar no grid. O atual campeão Leonardo Rocha completou o pódio. Na sequencia vieram Rafael Alves, Júlio Trajano, Murilo Ganzela, Valdean Carrilho, Antonio Henriques, Mateus Mees, Fábio Bauer e William Ganzela que foi rodado por seu próprio filho. Eduardo Alencar completou a bateria uma volta atrás.
Tradicionalmente concorrido, o K1 surpreendeu a todos com seu grid curto. Apenas nove pilotos se posicionaram para a disputa do Troféu Ortobom. Luís Felipe largou na pole position, mas logo seria superado, bem como Thadeu que largara na segunda posição. Ainda no início da prova, após largada enroscada, Lynce rodou, Antonio Aguiar quebrou o kart e Liander, mesmo largando em último após entrada nos boxes, assumiu a ponta na frente de Vinícius Dokas e Thadeu Sabbag. Este seria o pódio do K1 com Luís Felipe, Kadu Queiroz, Márcio Santos e Matheus Lavocat vindo na sequencia. Antonio Aguiar e Lynce Ramos completaram o resultado da bateria.
Com mais essa etapa realizada, Liander abriu grande margem na ponta e a apenas duas etapas do fim da fase classificatória, a disputa pelas vagas para a final ficou muito acirrada entre os intermediários.
A próxima etapa será realizada no dia 22 de julho no mesmo Brasília Kart. Alguns classificados já deverão aparecer.