As finais do Kartólatras 2025 começaram a todo vapor na noite de ontem no Carrera Kart. Disputas acirradas com a frota nova do kartódromo deram o tom da etapa. Ayrlan, Wanderley, Marcelo e Liander saíram com vencedores do Troféu Ortobom.
O Carrera Kart apresentou sua nova frota de karts para o público e o Kartólatras teve a honra de estreá-la. Obviamente que os karts não estariam nivelados como seria do gosto do grupo em função de precisarem de um pouco mais de rodagem para serem feitos os ajustes.
A primeira bateria oficial do grupo, o Módulo C, contou com apenas três pilotos no grid, sendo que um deles, Ayrlan Machado, largava da torre. Antonio José herdou a pole de seu xará Oliveira por sua ausência e Carlos Alberto largou da segunda posição. Assim o warm-up foi mais uma vez unificado à primeira bateria e contou com doze pilotos. Após a largada, Antonio José se manteve na ponta por algumas voltas até ser superado por Carlos Alberto. Poucas voltas depois, foi a vez de Ayrlan superá-lo e partir para a disputa pela vitória. Antes da metade da prova, Ayrlan superou Carlos e não mais perdeu a ponta, conquistando sua primeira vitória no Kartólatras. Carlos Alberto ficou com a segunda colocação e Antonio José, mesmo deixando a prova três voltas antes completou o pódio. Os pilotos que realizavam treino conseguiram constatar a diferença de performance dos karts novos.
Na sequência com sete pilotos no grid, o Módulo B teve Josué Rocha largando na pole, mas perdendo posições ainda no início da prova. Rodrigo Henrique pulou na ponta acompanhado por Wanderley Pardo e disputaram a liderança. Wanderley superou Rodrigo e abriu boa vantagem frente a seus perseguidores. Rapidamente, Kadu e Aurélio, que largaram da torre, e Maiquel se aproximaram de Rodrigo e o superaram. Rodrigo ainda recuperou a posição do mais rápido da bateria Aurélio Cabral. Embora não tenha sido o mais rápido na pista, Wanderley teve ritmo sólido e conquistou a vitória com segurança. Kadu e Maiquel completaram o pódio seguidos por Rodrigo, Aurélio, Josué e Jhoseffer.
O Módulo A levou à pista doze pilotos e viu o domínio total do pole position Marcelo Albuquerque. Marcelo largou e foi consolidando sua vitória volta a volta com certa tranquilidade. Seu principal perseguidor Thadeu Sabbag largou na segunda posição e também fez uma corrida sem sustos, mantendo-se seguro na segunda colocação até o fim. A disputa ficou pela terceira colocação com Márcio Santos superando Antonio Aguiar. Matheus Lavocat acabou abandonando a prova após quebra. João Marques conquistou um belo quinto lugar.
A quadriculada foi vista primeiro por Marcelo Albuquerque que fez pole, vitória e volta mais rápida. Thadeu Sabbag e Márcio Santos completaram o pódio do disputado Módulo A.
Por fim os dezesseis finalistas do Kartólatras 2025 estiveram presentes para a disputa mais tensa e intensa da noite. Largando na pole position Hugo Monteiro sustentou a ponta por poucas voltas até que Liander Michelon o superou. Liander abriu vantagem segura enquanto a disputa pelo segundo lugar se intensificava entre Hugo, Dokas, Trajano e Léo Rocha. Lynce que largara da décima terceira posição conseguiu aproveitar-se de entreveros de seus adversários e sustentou a sexta posição, segurando uma fila com os demais pilotos no seus encalço e alternando-se em disputas intensas e duras. Sued, Rafael, Luis Felipe, William pressionaram mais não conseguiram superar Lynce. O resultado foi um número grande confusões no bolo de pilotos que disputavam a sétima posição.
Na frente, Liander acompanhava o ritmo forte de Leonardo Rocha que superava Hugo, Trajano e Dokas, tentando buscar a liderança. Com experiência e bom equipamento, Liander respondeu à tentativa de Léo com o registro da melhor volta, desanimando o atual campeão. Assim, Liander cruzou a linha de chegada na primeira colocação, abrindo vantagem na ponta do campeonato. Léo ficou com a segunda colocação e Vinícius Dokas completou o pódio mostrando uma constância incrível na temporada. Trajano e Hugo vieram na sequência relativamente próximos.
A próxima etapa será realizado no Arena Kart Point e a disputa se afunila com real favoritismo para Liander Michelon.